quarta-feira, 30 de junho de 2010

Saneamento ideal ? Quando ?

Olá galera,
hoje aqui no blog, nós vamos falar de outro problema enfrentado pelo município de Maricá que prejudica diretamente a restinga.
O município não tem um aterro sanitário. Aliás, tem um mas está desativado. Além disso não há tratamento de esgoto na cidade. Isso é altamente prejudicial a todo município, pois todo o esgoto e lixo são jogados na lagoa e nas ruas. Até mesmo os moradores do Bairro Zacarias tem um sistema de esgoto muito ultrapassado. Infelizmente o município que é a porta de entrada da famosa Região dos Lagos, passa por esse tipo de problema que já poderia ter sido resolvido.
Uma prova de que não há saneamento básico, foi a enchente ocorrida no estado do RJ em abril deste ano. Maricá ficou completamente debaixo d'água, por conta do lixo e do esgoto.
No ano de 2009 o governo do estado tomou a inciativa de elaborar projetos de novos aterros sanitários e tratamento de esgoto na cidade, isso iria beneficiar mais de 2 milhões de habitantes de Maricá e das redondezas.
A secretária Estadual do Ambiente informou que já foram selecionadas empresas responsáveis pela construção de aterros sanitários até o final do ano passado. Mas já estamos, praticamente no mês de julho de 2010 e pelo que parece, nenhuma obra ou construção de aterros foi vista por lá. O que é muito preocupante, pois além da degradação do meio ambiente, a saúde da população está em risco. E como já dissemos, as enchentes causadas pela falta de centros de tratamento de esgoto e escoamento de água.
Foram postos pelo estado mais de R$ 1milhão nas obras, mas como nós sabemos, só quem viu a cor desse dinheiro foram as autoridades, como sempre.
Infelizmente, essa é uma realidade atual.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário