sábado, 26 de junho de 2010

Polêmica entre a urbanização e preservação!

Nessa foto ao lado, podemos ver um dos pescadores mais antigos do Bairro Zacarias. Esse sim, sabe exatamente o que é melhor para da restinga!




Resort ou Restinga ?
O município de Maricá contém meio de 500 hectares de restinga, que deveriam ser preservadas. No bairro Zacarias, existem 100 famílias que vivem da pesca. Muitos tipos de peixes são tirados regularmente da lagoa, e abastecem muitos lugares de todo Rio de Janeiro. Mas infelizmente os pescadores não tem mais bons tempos de pescas, como tinham antigamente.O atual faturamente não é satisfatório.
A poluição causada pela urbanização do local, mudou totalmente e laguna.

"Meu pai já vendeu três toneladas de peixe para Minas Gerais, hoje tiramos da pesca menos de um salário mínimo. Na praia da colônia de pescadores não tem poluição, porque vivemos dela e temos noção da nossa responsabilidade. Somos os principais fiscais. Mas em outros pontos da costa foram construídos condomínios que despejam esgoto na lagoa", disse o pescador César da Rocha Costa, de 46 anos.

O que podemos ver com esse depoimento, é que não há fiscalização ideal para a restinga. Os fiscais são os próprios moradores, que fazem o que podem para manter a restinga em boa condição. Eles sabem exatamente o que é bom para a natureza de lá, e sabem como extrair muitas coisas, sem prejudicar o local.
Em 1984, um decreto transformou a restinga em Aréa de Proteção Ambieltal, mas desde então não há nenhuma força que proteja o local. Além de muitas residências particulares construídas lá,
estão preparando um projeto imobiliário para transformar o local em um Resort Hotel com instensa atividade turística.
A proposta é um condomínio com capacidade para 50 MIL PESSOAS. Foi anunciada pela administração municipal a venda de 8 quilimêtros de costa e alguns hectares de restinga para o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, representantes do grupo luso-espanhol responsável pelo empreendimento.
Não há dúvidas de que isso será muito prejudicial a todos que vivem em torno da restinga. De um lado temos políticos e empresários que só pensam no dinheiro que esse projeto dará. Do outro os pescadores do Bairro Zacarias e a ACCLAPEZ, uma associação formada por ambientalistas. O foco principal da ACCLAPEZ é transformar a APA em Parque de Conservação Integral.





Superinteressante:
Essa canoa verde que vemos na imagem ao lado, é uma canoa muito usada pelos pescadores do Bairro Zacarias. O legal é que ela foi feita por eles, apenas com troncos de árvores!
E ao fundo, uma outra canoa que foi reconstruída com um tipo de vidro, pois é MUITO antiga. E os pescadores, preservadores que são, não quiseram perder uma parte de sua história. :D








Em breve retornaremos, com mais postagens sobre Maricá!











2 comentários:

  1. De onde vocês tiraram as informações da pesquisa? Não se esqueçam das referências bibliográficas.
    Vocês não fizeram a pesquisa sobre os lugares a serem visitados, antes da visita!

    ResponderExcluir
  2. fizemos professora.
    a senhora ate comento o.O

    ResponderExcluir