sábado, 3 de julho de 2010

Mais problemas...


Olá pessoal, está é a parte final do nosso trabalho sobre a Restinga de Maricá. Hoje nós vamos falar sobre o problema das areás queimadas da restinga, da criação irregular de gado, da ações religiosas que são feitas no local e do lixo que é jogado lá.
A restinga é um ecossistema da mata atlântica que existe na região litorânea. Hoje em dia existem pouquíssimas áreas de restinga por causa da exploração imobiliária para casas de veraneio, aliás, nós do grupo Makukaio já fizemos uma postagem sobre esse assunto no blog. Por ser junto da praia, a ação direta dos ventos, das marés, chuvas e ondas a vegetação que se forma é feita para proteger as dunas. Na restinga de litoral, que é o caso da de Maricá, apenas vegetação rasteira, alguns capins e cipós que são adaptados ao sal e a areia lançados pelo vento, conseguem se desenvolver.
Porém, ações humanas estão acabando com essa vegetação diferente. Na foto podemos ver a restinga queimada por conta dos "pescadores visitantes". São pescadores que vão acampar na restinga e a noite queimam a vegetação. Por as plantas estarem secas, o fogo se alastra por quilometros da restinga destruindo muita vegetação, o que é uma pena. Esses pescadores não estão nem aí para a preservação do ecossistema da restinga, ao contrário dos pescadores do Bairro Zacarias.
Outro problema enfretado, é a criação irregular de gado. É proibido por lei criar gado na area da restinga, porque destrói a vegetação e faz mal pros animais. Isso é visto como crime de tortura ambiental. Nós registramos a criação de gado irregular:

É incrível, como uma coisa tão simples de ser preservada, é destruída de forma tão estúpida. O que nós vimos MUITO por toda a restinga, foi a oferenda para santos. É uma ação praticada pelos sequidores da religão do Candomblé e Uganda. É certo que todos nós devemos respeitar a escolha alheia, desde que seja feita de forma correta. Nós não estamos falando mal dos seguidores da religião, pelo contrário, respeitamos a todos. Só achamos uma falta de respeito e de noção, das pessoas que fazem isso em um local como a restinga. Tudo bem que deveria existir alguém vigiando o local, mas as pessoas também poderiam se conscientizar, pois elas fazem e deixam os restos lá jogandos sujando todo o local. Nós temos fotos dessas ações :



Com esses fatos, não precisamos nem falar que é totalmente inaceitável que as pessoas joguem lixo na restinga. Mas infelizmente é mais um problemas enfrentado. Nós tiramos fotos, de lixo e de um carro queimado no meio da restinga. Deduzimos que roubaram o carro e o largaram por lá, o que é uma pena.






Todos sabem que tudo isso é muito errado e que prejudica a vegetação e a vida dos animais que vivem ali. Mas infelizmente acontece.
Mas nós podemos fazer nossa parte. Nós podemos ligar pro Disk Denúncia e falar de tudo que foi postados no blog! Pra quem quiser...
0800618080



E esse foi nosso projeto! :D



OBS: POSTADO POR DANIEL MAKUKAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário